Postarei aqui sobre os povos pré-colombianos, sua cultura e tecnologia.
Povos pré-colombianos
Civilização Maia
O povo Maia habitou as regiões das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México) e viveu nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C.
A Civilização Maia possuía conhecimento político e religioso. Os Maias possuíam cidades espalhadas e não tinham um império unificado, as cidades eram o núcleo político e religioso da civilização mas apenas nobres da família real, sacerdotes, chefes militares e administradores do império viviam lá. Os artesões e os trabalhadores urbanos tambem habitavam as cidades porém pagavam altos impostos e eram da camada menos privilegiada (os camponeses eram a base da sociedade). Ninguém sabe ao certo como a civilização Maia desapareceu; uma teoria é que o fato das cidades serem espalhadas facilitou a invasão de tribos como os toltecas.
A economia Maia tinha como base agricultura, principalmente feijões, milhos e outros tubérculos. Além de possuir um sistema de irrigação avançado, eles também tinham como economia artesanatos, eles tinham fiação nas roupas e tinturas, o comércio era interno e externo, ou seja, dentro do império e para tribos vizinhas.
Os Maias possuíam pirâmides, templos e palácios, demonstrando grande arquitetura. Os Maias possuíam escrita baseada em símbolos e desenhos(hieróglifos) assim como os Egípcios, eles registravam datas, acontecimentos impostos guerras e tinham um calendário de 365 dias, conheciam os movimentos planetários, previam eclipses lunares, tinham conhecimento da distância entre a terra e o sol. Eles também desenvolveram muito a matemática e tinham conhecimento do número zero.
Os Maias eram politeístas e acreditavam nos deuses com base na naturesa. Os Maias desenvolveram também conhecimentos sobre astronomia.
Civilização Asteca
Os Astecas eram um povo guerreiro, eles habitavam a região do México, entre os séculos 14 e 16. No século 14, fora fundada a cidade de Tenochtitlán numa região de pântanos próxima ao lago texcoco.
Os Astecas eram comandados por um imperador. O império Asteca começou a ser destruído no ano de 1519, pela invasão espanhola. Os Astecas foram dominados pelos espanhóis, viraram escravos e foram forçados a trabalhar em minas de ouro e prata.
Os Astecas também tinham grandes tecnologias agrárias, como obras de drenagem e as ilhas de cultivo(ou chinampas) onde eles plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau, etc. A semente de cacau era usada como moeda pelos astecas, o artesanato era rico, produziam de roupas à jóias de ouro e prata.
Eles eram politeístas, seus deuses eram baseados na natureza, como a lua, o sol, a chuva, o trovão... e uma deusa representada por uma serpente de plumas. Os Astecas tinham escrita com base em hieróglifos, eles usavam uma versão modificada do calendário Maia.
Eles construíam templos em forma de pirâmides onde faziam rituais e sacrifícios humanos, pois eles acreditavam que isso acalmava os deuses e os deixavam felizes.
Civilização Inca
Os Incas viveram na cordilheira dos Andes, mais precisamente nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. No século 13, fundaram a cidade sagrada de cusco, dominada pelos espanhóis em 1532.
O imperador era conhecido como sapa Inca e era considerado como um deus na terra. A sociedade tinha uma hierarquia formada por nobres que eram governantes, chefes militares, sacerdotes e juizes. A classe média era de funcionários públicos e trabalhadores especializados, e a classe mais baixa de camponeses e artesões, que pagavam altos impostos.
Eles desenvolveram grande arquitetura, com grandes blocos de pedra cortados em formatos de grandes blocos que até hoje deixam dúvidas de como foram cortados e como tinham tanta precisão. A cidade de Machu Picchu é um exemplo da tecnologia Inca e só foi descoberta em 1911, possibilitando a descoberta da cultura Inca. Eles tinham agricultura avançada plantavam em degraus formados nas costas das montanhas, plantavam e colhiam feijão, batata e milho que era considerado alimento sagrado, construíam canais de irrigação e possuíam arte caracterizada por ouro, tecidos e jóias.
Domesticavam alpacas, vicunhas e lhamas, que era usada para transporte, leite, e alimento.
A religião Inca tinha com principal deus o sol, mas também tinham o deus condor e jaguar, animais típicos da região, e para eles o criador de tudo era Viracocha.
Eles usavam cordões coloridos chamado de quipo, que era usado para contar impostos.
Mesmo com todo desenvolvimento eles não possuíam escrita.
Outros povos pré-colombianos
Antes de Colombo chegar à América todo o continente estava habitado por índios. Na América do Norte e da América do Sul, eles tinham culturas diversas e eram politeístas, não possuíam escrias em suas maioria e viviam da caça e do plantio, eles viviam harmonicamente com a natureza diferente do homem europeu.
Obs.: Esse trabalho não foi copiado da internet, foi todo digitado a mão, com base em diversos textos lidos, mas não foi copiado, de nenhum deles, só usamos eles para ter uma base de conhecimento mais aprofundado.
domingo, 25 de julho de 2010
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Começamos agora.
Caros colegas e leitores, estamos começando com um blog voltado para a matéria geografia, brevemente estaremos postando itens sobre assuntos determinados pelo professor Cleber, espero que seja útil.
Assinar:
Postagens (Atom)