sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Posição geográfica:

Norte: Mar Glacial ártico; ao sul: Oceano Índico, à leste: Oceano Pacífico; à oeste: com o Meridiano e a África.

É banhado à oeste pelo mar Vermelho.









Relevo e Hidrografia:

Continente variado: com montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Planícies:

da mesopotâmia: no Iraque, onde se destacam os rios Tigre e Eufrates.

Indo-Gangética: entre o Paquistão e a Índia, destacando-se os rios Ganges e Bramaputra.

do Mekong: corta o Laos, Campuchea e Vietnã, cortada pelo rio Mekong.

Planície chinesa: região da China, área cortada pelos rios Yang-Tse-Kiang, Hoang-Ho. E coberto pelo "Loess" solo de cor amarelada e de grande fertilidade.

Hidrografia

Tanto as chuvas abundantes da região influenciada pelos clima equatorial e quanto a grande quantidade de neve

derretida das altas montanhas favorecem a existência de grandes rios, que correm em quase todas as direções do continente asiático. Podemos destacar a região das Tres gargantas

O Rio Ganges recebe também o nome de rio Benares, seu comprimento varia de 2500 a 3000 quilômetros quadrados, sua bacia hidrogràfica cobre cerca de 2165 mil quilômetros quadrados. Ele situa-se ao norte da India e de Bangladesh e é um dos maiores rios da Ásia , a nascente localiza-se no Himalaia. O Rio Ganges recebe onze afluentes até o encontro com o rio Brahmaputra, desaguando na baía de Bengala formando um grande delta. As águas são produzidas através do degelo das enormes montanhas do Himalaia, o ria nasce no Tibet, atravessa o norte da índia, e por ultimo deságua no Oceano Indico.



uma imagem diz por mil palavras, e um video? quantas imagens valem?




segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cultura dos povos Africanos

Introdução
Nas escolas e nos livros, costumamos estudar apenas a história de um povo africano: os egípcios. Porém, na mesma época em que o povo egípcio desenvolvia sua civilização, outros povos africanos faziam sua história. Conheceremos abaixo alguns destes povos e suas principais características culturais.
O povo Bérbere
Os Bérberes eram povos nômades do deserto do Saara. Este povo enfrentava as tempestades de areia e a falta de água, para atravessar com suas caravanas este território, fazendo comércio. Costumavam comercializar diversos produtos, tais como : objetos de ouro e cobre, sal, artesanato, temperos, vidro, plumas, pedras preciosas etc.
Costumavam parar nos óasispara obter água, sombra e descansar. Utilizavam o camelo como principal meio de transporte, graças a resistência deste animal e de sua adaptação ao meio desértico.
Durante as viagens, os bérberes levavam e traziam informações e aspectos culturais. Logo, eles foram de extrema importância para a troca cultural que ocorreu no norte do continente.
Os bantos
Este povo habitava o noroeste do continente, onde atualmente são os países Nigéria, Mali, Mauritânia e Camarões. Ao contrário dos bérberes, os bantos eram agricultores. Viviam também da caça e da pesca.
Conheciam a metalurgia, fato que deu grande vantagem a este povo na conquista de povos vizinhos. Chegaram a formar um grande reino ( reino do Congo ) que dominava grande parte do noroeste do continente.
Viviam em aldeias que era comandada por um chefe. O rei banto, também conhecido como manicongo, cobrava impostos em forma de mercadorias e alimentos de todas as tribos que formavam seu reino.
O manicongo gastava parte do que arrecadava com os impostos para manter um exército particular, que garantia sua proteção, e funcionários reais. Os habitantes do reino acreditavam que o maniconco possuía poderes sagrados e que influenciava nas colheitas, guerras e saúde do povo.
Os soninkés e o Império de Gana

Os soninkés habitavam a região ao sul do deserto do Saara. Este povo estava organizado em tribos que constituíam um grande império. Este império era comandado por reis conhecidos como caia-maga.
Viviam da criação de animais, da agricultura e da pesca. Habitavam uma região com grandes reservas de ouro. Extraíam o ouro para trocar por outros produtos com os povos do deserto (bérberes). A região de Gana, tornou-se com o tempo, uma área de intenso comércio.
Os habitantes do império deviam pagar impostos para a nobreza, que era formada pelo caia-maga, seus parentes e amigos. Um exército poderoso fazia a proteção das terras e do comércio que era praticado na região. Além de pagar impostos, as aldeias deviam contribuir com soldados e lavradores, que trabalhavam nas terras da nobreza.
Curiosidades:o unico video relativamente bom sobre a cultura africana , é um pouco grande mas vale a pena


os egipcios foram uma civilisação muito avançada para a epoca em que se encontrava, contruiam cidades, templos e as piramides, inclusive muitos acham que o egito não se encontra na africa, e que africa é um pais e que tem muitos povos e diversidade cultural, alem de vastos idiomas e uma rica religião.
A cultura africana influenciou muito na cultura brasileira como um ritual africano que é tambem praticado por muitos por indios brasileiros, quando uma mulher se casava ela tinha antes de ter relaçõens com o marido tinha que ter relaçõens com todos os outros homens da familia dele.
Links de dados sobre a africa
Se você se enteressou sobre o assunto colocaremos alguns links sobre a africa para você ter mais
informações
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica

http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-africana.htm


http://www.mundosites.net/historiageral/historiadaafrica.htm

obrigado.

domingo, 25 de julho de 2010

Povos pré-clombianos

Postarei aqui sobre os povos pré-colombianos, sua cultura e tecnologia.

Povos pré-colombianos

Civilização Maia

O povo Maia habitou as regiões das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México) e viveu nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C.
A Civilização Maia possuía conhecimento político e religioso. Os Maias possuíam cidades espalhadas e não tinham um império unificado, as cidades eram o núcleo político e religioso da civilização mas apenas nobres da família real, sacerdotes, chefes militares e administradores do império viviam lá. Os artesões e os trabalhadores urbanos tambem habitavam as cidades porém pagavam altos impostos e eram da camada menos privilegiada (os camponeses eram a base da sociedade). Ninguém sabe ao certo como a civilização Maia desapareceu; uma teoria é que o fato das cidades serem espalhadas facilitou a invasão de tribos como os toltecas.

A economia Maia tinha como base agricultura, principalmente feijões, milhos e outros tubérculos. Além de possuir um sistema de irrigação avançado, eles também tinham como economia artesanatos, eles tinham fiação nas roupas e tinturas, o comércio era interno e externo, ou seja, dentro do império e para tribos vizinhas.

Os Maias possuíam pirâmides, templos e palácios, demonstrando grande arquitetura. Os Maias possuíam escrita baseada em símbolos e desenhos(hieróglifos) assim como os Egípcios, eles registravam datas, acontecimentos impostos guerras e tinham um calendário de 365 dias, conheciam os movimentos planetários, previam eclipses lunares, tinham conhecimento da distância entre a terra e o sol. Eles também desenvolveram muito a matemática e tinham conhecimento do número zero.
Os Maias eram politeístas e acreditavam nos deuses com base na naturesa. Os Maias desenvolveram também conhecimentos sobre astronomia.


Civilização Asteca

Os Astecas eram um povo guerreiro, eles habitavam a região do México, entre os séculos 14 e 16. No século 14, fora fundada a cidade de Tenochtitlán numa região de pântanos próxima ao lago texcoco.

Os Astecas eram comandados por um imperador. O império Asteca começou a ser destruído no ano de 1519, pela invasão espanhola. Os Astecas foram dominados pelos espanhóis, viraram escravos e foram forçados a trabalhar em minas de ouro e prata.

Os Astecas também tinham grandes tecnologias agrárias, como obras de drenagem e as ilhas de cultivo(ou chinampas) onde eles plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau, etc. A semente de cacau era usada como moeda pelos astecas, o artesanato era rico, produziam de roupas à jóias de ouro e prata.

Eles eram politeístas, seus deuses eram baseados na natureza, como a lua, o sol, a chuva, o trovão... e uma deusa representada por uma serpente de plumas. Os Astecas tinham escrita com base em hieróglifos, eles usavam uma versão modificada do calendário Maia.
Eles construíam templos em forma de pirâmides onde faziam rituais e sacrifícios humanos, pois eles acreditavam que isso acalmava os deuses e os deixavam felizes.


Civilização Inca

Os Incas viveram na cordilheira dos Andes, mais precisamente nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. No século 13, fundaram a cidade sagrada de cusco, dominada pelos espanhóis em 1532.

O imperador era conhecido como sapa Inca e era considerado como um deus na terra. A sociedade tinha uma hierarquia formada por nobres que eram governantes, chefes militares, sacerdotes e juizes. A classe média era de funcionários públicos e trabalhadores especializados, e a classe mais baixa de camponeses e artesões, que pagavam altos impostos.

Eles desenvolveram grande arquitetura, com grandes blocos de pedra cortados em formatos de grandes blocos que até hoje deixam dúvidas de como foram cortados e como tinham tanta precisão. A cidade de Machu Picchu é um exemplo da tecnologia Inca e só foi descoberta em 1911, possibilitando a descoberta da cultura Inca. Eles tinham agricultura avançada plantavam em degraus formados nas costas das montanhas, plantavam e colhiam feijão, batata e milho que era considerado alimento sagrado, construíam canais de irrigação e possuíam arte caracterizada por ouro, tecidos e jóias.
Domesticavam alpacas, vicunhas e lhamas, que era usada para transporte, leite, e alimento.

A religião Inca tinha com principal deus o sol, mas também tinham o deus condor e jaguar, animais típicos da região, e para eles o criador de tudo era Viracocha.

Eles usavam cordões coloridos chamado de quipo, que era usado para contar impostos.
Mesmo com todo desenvolvimento eles não possuíam escrita.

Outros povos pré-colombianos
Antes de Colombo chegar à América todo o continente estava habitado por índios. Na América do Norte e da América do Sul, eles tinham culturas diversas e eram politeístas, não possuíam escrias em suas maioria e viviam da caça e do plantio, eles viviam harmonicamente com a natureza diferente do homem europeu.

Obs.: Esse trabalho não foi copiado da internet, foi todo digitado a mão, com base em diversos textos lidos, mas não foi copiado, de nenhum deles, só usamos eles para ter uma base de conhecimento mais aprofundado.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Começamos agora.

Caros colegas e leitores, estamos começando com um blog voltado para a matéria geografia, brevemente estaremos postando itens sobre assuntos determinados pelo professor Cleber, espero que seja útil.