segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cultura dos povos Africanos

Introdução
Nas escolas e nos livros, costumamos estudar apenas a história de um povo africano: os egípcios. Porém, na mesma época em que o povo egípcio desenvolvia sua civilização, outros povos africanos faziam sua história. Conheceremos abaixo alguns destes povos e suas principais características culturais.
O povo Bérbere
Os Bérberes eram povos nômades do deserto do Saara. Este povo enfrentava as tempestades de areia e a falta de água, para atravessar com suas caravanas este território, fazendo comércio. Costumavam comercializar diversos produtos, tais como : objetos de ouro e cobre, sal, artesanato, temperos, vidro, plumas, pedras preciosas etc.
Costumavam parar nos óasispara obter água, sombra e descansar. Utilizavam o camelo como principal meio de transporte, graças a resistência deste animal e de sua adaptação ao meio desértico.
Durante as viagens, os bérberes levavam e traziam informações e aspectos culturais. Logo, eles foram de extrema importância para a troca cultural que ocorreu no norte do continente.
Os bantos
Este povo habitava o noroeste do continente, onde atualmente são os países Nigéria, Mali, Mauritânia e Camarões. Ao contrário dos bérberes, os bantos eram agricultores. Viviam também da caça e da pesca.
Conheciam a metalurgia, fato que deu grande vantagem a este povo na conquista de povos vizinhos. Chegaram a formar um grande reino ( reino do Congo ) que dominava grande parte do noroeste do continente.
Viviam em aldeias que era comandada por um chefe. O rei banto, também conhecido como manicongo, cobrava impostos em forma de mercadorias e alimentos de todas as tribos que formavam seu reino.
O manicongo gastava parte do que arrecadava com os impostos para manter um exército particular, que garantia sua proteção, e funcionários reais. Os habitantes do reino acreditavam que o maniconco possuía poderes sagrados e que influenciava nas colheitas, guerras e saúde do povo.
Os soninkés e o Império de Gana

Os soninkés habitavam a região ao sul do deserto do Saara. Este povo estava organizado em tribos que constituíam um grande império. Este império era comandado por reis conhecidos como caia-maga.
Viviam da criação de animais, da agricultura e da pesca. Habitavam uma região com grandes reservas de ouro. Extraíam o ouro para trocar por outros produtos com os povos do deserto (bérberes). A região de Gana, tornou-se com o tempo, uma área de intenso comércio.
Os habitantes do império deviam pagar impostos para a nobreza, que era formada pelo caia-maga, seus parentes e amigos. Um exército poderoso fazia a proteção das terras e do comércio que era praticado na região. Além de pagar impostos, as aldeias deviam contribuir com soldados e lavradores, que trabalhavam nas terras da nobreza.
Curiosidades:o unico video relativamente bom sobre a cultura africana , é um pouco grande mas vale a pena


os egipcios foram uma civilisação muito avançada para a epoca em que se encontrava, contruiam cidades, templos e as piramides, inclusive muitos acham que o egito não se encontra na africa, e que africa é um pais e que tem muitos povos e diversidade cultural, alem de vastos idiomas e uma rica religião.
A cultura africana influenciou muito na cultura brasileira como um ritual africano que é tambem praticado por muitos por indios brasileiros, quando uma mulher se casava ela tinha antes de ter relaçõens com o marido tinha que ter relaçõens com todos os outros homens da familia dele.
Links de dados sobre a africa
Se você se enteressou sobre o assunto colocaremos alguns links sobre a africa para você ter mais
informações
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica

http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-africana.htm


http://www.mundosites.net/historiageral/historiadaafrica.htm

obrigado.

3 comentários:

  1. Gostamos siim
    mas se vcs na proxima postagem podessem melhorar conteúdo seria melhor beijaoo!!

    ResponderExcluir
  2. obrigado, mas na hora que postou seu comentario ainda não estava pronto.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem, fizeram um bom trabalho, demonstrou empenho e objetividade. Julgo que poderia no próximo tema enriquecer e explorar mais o tema.

    Cleber Sandes

    ResponderExcluir